Programas médicos na TV mostram procedimentos errados em convulsões

Pesquisa foi feita com quatro séries famosas dos EUA.
Nesses programas, médicos tentam segurar paciente, o que é errado.



http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/foto/0,,36302537-EX,00.jpg
Série 'House M.D.' foi uma das quatro analisadas pela pesquisa canadense. (Foto: Fox/Divulgação)


Assistir a séries norte-americanas que se passam com médicos ou em hospitais pode não ser a melhor forma de aprender a socorrer alguém que teve uma convulsão, mostra uma pesquisa realizada pela Universidade de Dalhousie, no Canadá. Segundo o estudo, médicos e enfermeiras prestam primeiros-socorros de forma errada em cerca da metade dos casos de convulsões mostrados na TV.

Os cientistas analisaram 327 episódios das séries "Grey's Anatomy", "House, M.D.", "Private Practice" e "ER". Os programas têm grande audiência na TV dos EUA e são exibidos em vários outros países, como o Brasil. De acordo com a pesquisa, nos episódios estudados houve 59 convulsões, das quais 51 ocorreram dentro de hospitais, e quase todos os primeiros-socorros foram prestados por enfermeiras e médicos.

Os procedimentos utilizados, contudo, fogem do recomendado pelos profissionais da saúde. Na TV, em 25 casos os médicos tentavam segurar a pessoa, impedindo seus movimentos involuntários, ou colocavam algo na boca do paciente. Em apenas 17 convulsões os primeiros-socorros foram prestados de forma adequada, e em 15 casos não foi possível determinar se os procedimentos eram corretos, informa o estudo.

Saiba o que fazer

De acordo com a Fundação de Eplepsia, que atua nos EUA, a primeira lição no caso de convulsões é não tentar segurar a pessoa que está sofrendo um ataque. Deve-se afastar objetos que possam machucar a vítima, afrouxar suas roupas, colocar algo macio sob sua cabeça e não tentar pôr nada em sua boca. Para facilitar a respiração, recomenda-se colocar a pessoa de lado.

Segundo a fundação, convulsões não são emergências médicas. Só é necessário levar a vítima ao hospital ou chamar uma ambulância quando a pessoa é portadora de diabetes, está grávida ou tem febre alta. O caso também pode ser considerado emergência quando a convulsão é causada por algum problema externo grave, como insolação, hipoglicemia, pancadas na cabeça ou envenenamento.

Fonte

Related Posts with Thumbnails

0 comentários:

 
© 2009-2010 Mundo Fusão | Versão 1.4 Mundo Fusão- Sempre com (sacanagem) humor! | by TNB