Mercedes-Benz Classe E Cabrio estreará no Salão de Detroit




Conversível mais aerodinâmico do mundo trará capa de ar para evitar turbulência e airbags de cabeça
Texto: Gustavo Henrique Ruffo
Fotos: Divulgação


(15-12-09) - Conversíveis não são lá muito populares no Brasil. Seja pelo medo da violência, pelo custo alto ou mesmo pelo sol forte de que o país usufrui, os descapotáveis são um segmento de nicho, bastante tímido em termos de mercado, mas a Europa é fã deste tipo de veículo. Com o novo Mercedes-Benz Classe E Cabrio, é possível que brasileiros e europeus passem a compartilhem o gosto sol na cabeça e cabelos ao vento. A versão conversível do Classe E Coupé será oficialmente apresentado ao público no Salão de Detroit, em janeiro de 2010.

O novo Classe E Cabrio é o conversível mais aerodinâmico do mundo, com coeficiente aerodinâmico (cx) de 0,28 (o Classe E Coupé tem coeficiente de arrasto aerodinâmico de apenas 0,24), o que oferece conforto de rodagem, com uma capota mais silenciosa. Com ela fechada, segundo a Mercedes-Benz, é possível usar o celular com um sistema Bluetooth e conversar normalmente a velocidades de até 200 km/h. Falando nela, a capota é de lona, com acionamento elétrico, e pode ser acionada a velocidades de até 40 km/h. A operação toda leva apenas 20 s.

O Classe E Cabrio traz uma novidade interessante, o AIRCAP, um dispositivo que cria uma camada de ar sobre os ocupantes do conversível (com a capota arriada) que minimiza a turbulência, os golpes de vento e o barulho no interior do veículo. O sistema é acionável a velocidades acima de 160 km/h e se mantém ativo até 250 km/h, velocidade máxima de boa parte dos veículos alemães de luxo.

O AIRCAP se torna ainda mais interessante quando é conjugado ao AIRSCARF, uma espécie de jato de ar quente no pescoço dos ocupantes que os mantém aquecidos mesmo nos belos e frios dias de outono na Europa e nos EUA. Quando os dois sistemas equipam o conversível, eles criam uma camada de ar quente no interior do veículo.

O Classe E Cabrio será vendido em duas versões de motor, nos EUA: a E350, com 272 cv e 350 Nm, e a E550, com 387 cv e 530 Nm. Em termos de segurança, ele terá barras pirotécnicas anticapotamento e, pela primeira vez em um conversível da marca, airbags de cabeça. Cuca fresca, sim, mas protegida.

Related Posts with Thumbnails

0 comentários:

 
© 2009-2010 Mundo Fusão | Versão 1.4 Mundo Fusão- Sempre com (sacanagem) humor! | by TNB